top of page
Logo voice branco.png

Roteiro audiovisual: um desenho técnico para quem edita vídeos

  • Foto do escritor: voicecomunicacaomk
    voicecomunicacaomk
  • 26 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Muitas vezes, em produções publicitárias recebemos roteiros defasados e com buracos que não foram percebidos durante sua concepção. Essa é uma dor que só aparece durante a gravação. Muitas empresas ou roteiristas que estão entrando agora no mercado audiovisual não antecipam esses problemas. Buracos que, embora pareçam pequenos no roteiro, podem se tornar verdadeiras crateras durante a produção.

Vamos a um exemplo prático. Imagine que a empresa produziu um comercial de Natal para TV com 30 segundos contratados para exibição. Durante a produção foram captados vídeos e áudios. Na pós-produção - a etapa de edição do vídeo - os editores perceberam que precisarão cortar ou acelerar trechos do texto, pois boa parte das falas captadas pela equipe de áudio excedeu tanto o tempo do vídeo gravado quanto o tempo contratado para ir ao ar. 

Além do gasto de tempo desnecessário durante a produção, houve também desperdício de orçamento e perda de qualidade na informação que será transmitida ao público. Mesmo que pareça que esses detalhes não influenciam, eles mudam totalmente a decisão do cliente. Pela falta de informação ou pelo fato de a mensagem ir ao ar muito acelerada, o público simplesmente assistirá e ignorará o conteúdo. Isso pode acarretar um provável retorno negativo do investimento para a empresa.


Mais clareza e mais eficiência na produção de vídeos


A semelhança mencionada no título tem a intenção de esclarecer que o roteiro deve funcionar como um desenho técnico de uma peça: um documento indispensável com todas as medidas proporcionais e especificações necessárias para garantir que quando essa peça for construída e inserida no mundo físico ela seja plenamente funcional.

Assim como o desenho técnico antecipa e orienta a execução, o roteiro deve oferecer a estrutura e o detalhamento necessários para permitir a realização coerente e eficiente do “produto audiovisual”. No fim, um bom roteiro não é apenas um documento: é o que garante que a ideia chegue ao público com clareza e eficiência.


 
 
 

Comentários


bottom of page